Câmara debate a exibição de publicidade em espaços públicos

Um banner gigantesco da Casas Maria instalado na chaminé da Usina do Gasômetro na virada do ano gerou uma série de discussões na cidade. A publicidade imponente foi a contrapartida negociada com a Prefeitura de Porto Alegre pelo patrocínio da festa de Reveillón, que ocorreu na Orla do Guaíba.

O tema agora volta a ser objeto de debate na Câmara Municipal, onde um projeto de lei proposto pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) quer alterar a legislação sobre o assunto. O novo texto amplia o escopo da lei anterior, permitindo a adoção de praças, parques urbanos, passarelas, logradouros, passeios, fachadas de prédios públicos, monumentos, viadutos, pontes e equipamentos esportivos por pessoas jurídicas e pessoas físicas. O ponto que pode gerar maior polêmica é a contrapartida: o adotante poderá instalar elementos identificadores no local ou no seu entorno e mesmo usar o espaço para atividades institucionais temporárias.

O texto prevê que a publicidade nos equipamentos públicos deverá respeitar as normas municipais de controle da poluição visual e não pode ocupar mais do que 15% da superfície da sinalização. A questão é se este dispositivo é o suficiente para inibir a publicidade exagerada como aquela usada na festa de Ano-Novo da Capital. A votação da lei deve ocorrer na próxima segunda-feira. Neste link você pode ler o projeto e as emendas na íntegra.

Poluição Visual – Nesta semana, o tema da poluição visual em Porto Alegre ganhou forte espaço nos veículos do Grupo RBS. No Jornal do Almoço, Maurício Fernandes, secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, falou sobre os esforços para remoção da publicidade ilegal nas ruas e as multas aplicadas. Já uma reportagem da GaúchaZH mostrou que a secretaria remove em média de 680 kg por mês de materiais irregulares – são cartazes fixados em tapumes de obras ou postes, placas de sinalização irregulares e cavaletes nas calçadas.


Você também precisa saber

Mobilidade urbana – A Prefeitura de Porto Alegre abriu consulta pública para que a população possa se manifestar acerca do serviço de transporte compartilhado pelo sistema dockless – aquele que não tem estações físicas definidas, como as bicicletas da Yellow e patinetes da Grin. A ferramenta estará disponível por 15 dias. A expectativa é de que em julho seja apresentado um projeto de regulamentação. 

CCs – Cerca de 27% dos 829 cargos comissionados do governo Marchezan na Prefeitura de Porto Alegre recebem mais de R$ 9,2 mil brutos – ou seja, acima do teto definido pelo próprio prefeito no início de sua gestão. A informação foi apurada pela GaúchaZH via Portal da Transparência. Vale salientar que não há irregularidade nesses pagamentos. Atualmente, pelo menos 14 incentivos diferentes podem ser concedidos aos não efetivos, o que pode incidir no salário.

Greve geral – Mais duas categorias decidiram aderir à greve geral que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14 de junho: os bancários e os municipários de Porto Alegre. Organizada em nível nacional, a paralisação ocorrerá em protesto à Reforma da Previdência defendida pelo governo Bolsonaro. Aqui no Estado, os metroviários já haviam confirmado que cruzarão os braços no dia. 

Outros links:

  • Um vereador de Santa Cruz do Sul foi preso acusado de extorquir parte dos salários dos servidores do legislativo.
  • Além do Largo dos Açorianos, a chuva atrasou também as obras de revitalização da Praça Major Joaquim Queiroz, no Bairro Santana.
  • A Capital ganhará novas placas de identificação de ruas. O edital de consulta pública foi lançado ontem.
  • Após três meses de alta, o preço da cesta básica caiu 0,65% em maio em Porto Alegre, para R$ 496,13.
  • Tradicional ponto de venda de orgânicos na Capital, a Feira do Menino Deus completou 25 anos nesta semana.
  • E as cidades Porto Alegre, Esteio e Venâncio Aires irão receber novos grupos de refugiados políticos da América Central.
  • No fim da noite de ontem um meteoro foi avistado em grande parte do Rio Grande do Sul. Confira as fotos e vídeos coletadas pela Metsul.

Esportes

atacante Taison visitou os ex-colegas colorados ontem. A ideia da direção, porém, é de que ele volte na próxima não apenas como visita e sim na condição de reforço do Inter, que enfrenta o Vasco hoje, no Rio. No Grêmio, a preparação para enfrentar o Fortaleza amanhã teve treino fechado, com Renato tentando despistar sobre as alterações que deve fazer na equipe.  


Agenda

  • Theatro São Pedro será palco a partir de hoje so 2º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre. Veja a programação.
  • Que tal um mergulho na casa do Nino, da Cobra Celeste, do Dr. Victor e da Tia Morgana? No Praia de Belas Shopping, a exposição Castelo Rá-Tim-Bum que remonta o cenário da série infanto-infantil, começa hoje.
  • Comemorando os seus 15 anos, o grupo Teatro Sarcáustico apresenta A Última Peça no Instituto Ling nesta sexta. E celulares serão bem-vindos: terá interação entre plateia e elenco pelo WhatsApp.
  • E a Ospa executa de Haydn e Mozart na Igreja da Ressureição.
  • No sábado, Francisco El Hombre apresenta o novo disco no Opinião.
  • Ainda há ingressos para o show do Nando Reis, que será amanhã no Araújo Vianna.
  • Domingo é dia de ouvir um bom fado na Cidade Baixa, na rua Olavo Bilac: o grupo Alma Lusitana apresenta clássicos do além-mar às 16h30.
  • Próximo à Olavo Bilac, tem a Primeira Feira de Integração Cultural, na Travessa dos Venezianos, que traz música e arte de jovens artistas.
  • Ainda no domingo, tem homenagem à Elis Regina, no Sarau Voador de Debroah Finocchiaro e Roger Lerina. Será no Bar do Nito.
  • Fechando a agenda, Renato & Seus Blue Caps agitam o Teatro do Bourbon Country.

Você viu?

Você já deve ter cansado de ver protestos criativos de moradores e motoristas contra buracos em ruas. Mas um cidadão de Santa Maria, chamado Fabiano Lima, levou a indignação a um outro patamar. Ele criou um boneco com sucata de automóveis, afixou nele um cartaz o rosto do prefeito da cidade, Jorge Pozzobom (PSDB), e agora circula com sua criação pelo município, visitando um buraco diferente por dia e divulgando as imagens na internet. O boneco, que ganhou o nome de Jorgito, primeiro fez sucesso nas redes sociais, depois foi tema de reportagem do Diário de Santa Maria no mês passado, e esta semana virou atração em telejornais da RBS TV.