Chegada do frio movimenta rede de solidariedade

A onda de frio que anima comércio e movimenta o turismo também gera preocupação na rede de proteção social de municípios gaúchos. Nos dois extremos, a atenção se volta para este final de semana, quando teremos as temperaturas mais baixas do ano, com mínimas de até -3ºC previstas para sábado e -4ºC no domingo.
Na Capital, a grande preocupação é com a população em situação de rua. Pelo Twitter, a MetSul postou o seguinte apelo: “com uma crescente população moradora de rua, risco de vítimas por hipotermia será alto. Não será um frio ordinário. A previsão é de mínimas muito abaixo de zero em cidades de maior altitude. Há tempo pra agir”.
E a mobilização irá acontecer. O Inter, inspirado em uma ação feita pelo River Plate esta semana na Argentina, fechou uma parceria com a Prefeitura e a ONG Cozinheiros do Bem para abrir as portas do ginásio Gigantinho hoje à noite. Serão disponibilizados colchonetes e cobertores para 300 moradores de rua e torcidas organizadas devem preparar um sopão para acolher a população. O rival Grêmio também deve participar da ação social.

Turismo e comércio – Enquanto isso, a expectativa de neve deve levar a uma ocupação de 95% a 100% da rede hoteleira da Região das Hortênsias. Por isto, desde o início da semana, o sindicato patronal do hotéis da região, o Sindtur Serra, pede aos turistas garantam suas reservas antes de subir a Serra. O frio anima também os comerciantes: algumas cidades do interior registraram grande procura por aquecedores, fogões a lenha e lareiras.


Você também precisa saber

Previdência – A proposta da Reforma da Previdência avançou na Câmara ontem, sendo aprovada pela comissão especial. Dos seis deputados gaúchos presentes na sessão, quatro votaram a favor – Daniel Trzeciak (PSDB), Darcisio Perondi (MDB), Giovani Cherini (PR) e Marcelo Moraes (PTB). Henrique Fontana (PT) e Heitor Shuch (PSB) votaram contra. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), projeta que a PEC seja levada à análise do plenário na próxima terça-feira.

Suicídio – O empresário do setor de cerâmica Sadi Gitz tirou a própria vida em meio a um evento no qual estavam o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e o ministro de Energia Bento Albuquerque, na manhã de ontem. Radicado havia três décadas anos no estado nordestino, Gitz era natural de Porto Alegre. A sua empresa estava em crise e, neste ano havia entrado em recuperação judicial – algo que, conforme amigos, lhe fez ficar depressivo. Ele deixa esposa, três filhos e dois enteados.

Inflação – O preço da cesta básica em Porto Alegre segue sendo um dos mais caros do país. Está custando 498,41 reais, atrás apenas do preço em São Paulo (501,68 reais) e Rio de Janeiro (498,67 reais). De acordo com o Dieese, dentre os 13 produtos pesquisados, o tomate e o arroz foram os vilões da vez, que forçaram uma alta de 0,46% na comparação com o valor de maio.

Outros links:

  • Prevendo congelamento de gastos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias avançou na Assembleia e pode ser votada na semana que vem.
  • Saiu o PPCI para a realização das obras de revitalização da Usina do Gasômetro.
  • Motivo de reclamações constantes dos usuários, a iluminação na BR-448começou a receber reparos e trocas da concessionária CCR ViaSul.
  • O governo nomeou um ruralista para superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Regularização Fundiária (Incra) no RS.
  • Passa de mil o número de casos de dengue no RS. E mais de 90% são autóctones.
  • O delegado que matou um cachorro com um tiro não será indiciado.
  • E começaram a circular em Porto Alegre os táxis com letreiro luminoso que indica que o carro está livre.

Esportes

A final da Copa América terá um Gre-Nal à parte, com Everton de um lado e Paolo Guerrero do outro. O Cebolinha, que revelou um sonho de disputar o Campeonato Inglês(algo que pode estar perto de ser realizado), teceu elogios ao rival, garantindo que não há nada ganho, apesar de a Seleção Brasileira ter goleado os peruanos na fase de grupos. Brasil e Peru se enfrentam às 17h de domingo, no Maracanã. Quem ganhar leva a taça. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.


Agenda

  • Começamos a agenda com uma correção. Ontem informamos que o monólogo Cárcere, com Vinícius Piedade, seria quinta, quando na verdade está em cartaz hoje no Teatro de Arena. Pedimos desculpas.
  • Agora sem engano: Além da peça de sexta, Vinícius também apresenta, no sábado, o monólogo Hamlet Cancelado. É no Teatro do Sesc.
  • Hoje os escritores ibéricos José Luis Peixoto e Pilar del Río estarão na PUCRS para discutir o legado de José Saramago.
  • De sexta a domingo, Vitor Ramil apresenta, no Theatro São Pedro, suas canções inspiradas nos textos da poeta Angélica Freitas.
  • O espetáculo Entrepartidas, encenado dentro de um ônibus que transita pela cidade, estará nas ruas, também de hoje a domingo. O embarque é sempre na Av. Alberto Bins, sob o Viaduto da Conceição.
  • Aos amantes do lúpulo, tem a Festa da IPA na Casa do Gaúcho. Bandas como Scalenee Baleia animam o longo evento, que será no sábado.
  • Feiras, temos duas: a de Moda Plus Size, sábado e domingo, na ADVB/RS; e a Vegana, domingo, no Hebraica.
  • Na madrugada de sábado para domingo, o Capitólio exibe, no Noites na Cinemateca, uma maratona de filmes eróticos. A atriz Nicole Puzzi, musa da pornochanchada, estará lá.
  • Como a previsão é de sol, nada deve impedir a Parada de Luta LGBTI, transferida para este domingo por conta da chuva da semana passada. Será a partir das 10h na Redenção.

Você viu?

A RDC TV não está mais na TV. A emissora sediada em Porto Alegre, que acaba de completar um ano no ar, saiu da grade de canais da NET, onde funcionava nos números 24 e 524. “Estamos testando ficar fora do line-up da NET para criar uma cultura de acesso digital. Qualquer pessoa que hoje tem essa TV por assinatura em casa poderá continuar acessando o nosso conteúdo ao vivo, mas pelo botão da TV conectando o nosso canal do YouTube”, afirmou o presidente da RDC, Márcio Irion, em depoimento a Coletiva.net. Ou seja, pra assistir ao programas da RDC pela TV, só mesmo se ela estiver conectada na internet. Com outros dispositivos, é possível acessá-la pelo site, pelo YouTube ou pelo Facebook.