Faixas exclusivas para ônibus vão crescer 130%

Até abril de 2020, Porto Alegre vai mais do que duplicar os trechos de faixas exclusivas para ônibus para serem utilizadas nos horários de pico. Segundo o projeto da prefeitura, serão 22 quilômetros a mais, distribuídos em 16 pontos, que se somam aos 17 quilômetros atuais na Capital. O número de usuários beneficiados, segundo o Executivo, chega a 450 mil.

A medida foi anunciada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na última sexta, a pouco mais de um ano das eleições para o Paço. Com um investimento de 800 mil reais, as mudanças vão mexer no miolo da malha viária de Porto Alegre: Independência, Túnel da Conceição, Loureiro da Silva, Siqueira Campos e Ipiranga terão as maiores ampliações.

Chamado de Projeto de Priorização do Transporte Coletivo (que pode ser conferido na íntegra neste link), as ampliações são encaradas pela EPTC como mais do que uma obra: É uma “mudança de cultura“, segundo o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano. De acordo a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), as alterações devem resultar em uma diminuição 25 a 30% no tempo das viagens, e a haverá uma economia operacional de 15% a 20% nas linhas envolvidas. Além das faixas exclusivas, Porto Alegre já conta com outros 56 quilômetros de corredores de ônibus, como o que cruza boa parte da Protásio.

Contexto – O sistema de transporte público de Porto Alegre vive uma crise generalizada nos últimos anos. Entre 2012 e 2018, o números de passageiros de ônibus reduziu 26%. Do outro lado da faixa, o número de automóveis nas ruas de Porto Alegre cresceu mais de 30% de 2007 para cá – e, com mais faixas exclusivas, há a hipótese de que o afunilamento das vias intensifique o trânsito. Resta saber se as medidas da EPTC conseguirão mitigar o tráfego intenso nas vias da Capital, que hoje é o sexto pior do País.


Você também precisa saber

Liberdade de informação x combate ao crime – Uma portaria publicada no início do mês de agosto pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Jr. (PTB), aumentou o grau de sigilo para diversas informações da pasta. A partir de agora, o efetivo das forças de segurança em determinada cidade ou batalhão, por exemplo, será mantido em sigilo por um período de 15 anos. A secretaria também não publicará mais informações sobre número de armamentos, coletes balísticos ou outros equipamentos que possui. A pasta também vai levantar o sigilo de ocorrências policiais e boletins de ocorrência por um século. A medida foi duramente criticada por Rosane Oliveira, colunista de Zero Hora (🔒), que afirmou que a portaria “é um retrocesso em relação à transparência que permite à imprensa e aos cidadãos exercerem o papel de fiscais”. Para a jornalista, “não há explicação razoável para a imposição de sigilo de até cem anos para informações de interesse público ou simples curiosidades, como o esquema de proteção a autoridades em determinado período”.

Saúde pública – Um novo levantamento publicado em GaúchaZH neste final de semana aponta que um terço das vagas no programa Mais Médicos deixadas por médicos cubanos seguem vazias no Estado. Há 10 meses, quando o Brasil encerrou a parceria com Cuba, 116 vagas foram abertas no programa e, destas, 40 nunca foram preenchidas. Uma das cidades que mais sofre com a falta de médicos no SUS é Gravataí: o município da Região Metropolitana tinha 17 profissionais cubanos, mas só 7 vagas foram preenchidas. Atualmente existem 16 vagas para médicos nos 12 postos de saúde da cidade. O Ministério da Saúde nega o déficit e diz que todas as 8.517 vagas ocupadas por cubanos foram preenchidas pro médicos brasileiros.

IPTU – A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou ao protesto devedores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A etapa é preliminar à judicialização da cobrança. Dentre os que precisam acertar as contas com o Município, estão 3.970 proprietários de imóveis de luxo na Capital. Somados, os débitos desses contribuintes passam dos 30 milhões de reais. Alguns imóveis, de acordo com a Receita Municipal, passam dos 500 mil reais de dívida. Recentemente, a Prefeitura conseguiu efetuar 683 negociações com devedores, alcançando um valor de pouco mais de 2,5 milhões de reais.

Outros links:

  • Um incêndio atingiu a Penitenciária Estadual de Canoas na noite de ontem. Segundo a Susepe, não houve feridos.
  • Em meio à disputa judicial, uma empresa privada passou a operar um estacionamento em uma área do Cais Mauá, perto da Orla do Guaíba.
  • Desde ontem, todos o embarques no Aeroporto Salgado Filho passam a ser feitos pelo Terminal 1, rebatizado de “Terminal de Passageiros”.
  • O cálculo do PIB no RS voltará a ser feito por técnicos da antiga FEE a partir de outubro.
  • Em relatório, deputado do PSL defende que estádios do RS sigam proibidos de vender bebidas alcoólicas.
  • Em entrevista ao JC, Roberto Freire, presidente do partido Cidadania, afirmou que Bolsonaro “é um presidente inepto”.
  • Primeira loja de roupa jovem do RS, a Saco & Cuecão vai voltar.
  • A GM apresentou na quinta-feira o novo Onix. Veja como ficou em vídeo.
  • E atenção: hoje é o último dia para se inscrever no vestibular da UFRGS.

Esportes

Foi um domingo cheio de gols para os times gaúchos no Brasileirão. Ainda pela manhã, os reservas do Inter foram a Belo Horizonte e surpreenderam o Atlético-MG com uma vitória por 3 a 1, que colocou os colorados no G4 às vésperas da decisão da Copa do Brasil. À tarde, no dia de seu 116º aniversário, o Grêmio festejou com goleada por 3 a 0 sobre o Goiás, na Arena, o que fez o Tricolor terminar a rodada em oitavo lugar na tabela.


Agenda

  • No Porto Alegre em Cena, que termina no próximo domingo, a peça do dia é O Feio. Será no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.
  • A Escola da Ospa fará recital com viola, trompete e trombone na Biblioteca Pública do Estado.
  • E programe-se: Sexta é dia 20 de setembro, e até lá a Semana Farroupilha tem uma agenda intensa.
  • Quinta, no Agulha, tem Juçara Marçal e Kiko Dinucci celebrando os 10 anos do álbum Padê.
  • E sábado acontece o esperado reencontro de Sandy & Júnior na Arena.

Você viu?

Hoje comemora-se os 105 anos do nascimento de Lupicínio Rodrigues, músico e compositor de clássicos como Esses Moços, Felicidade e o Hino Grêmio. E quem nos lembrou da data foi o Google, que homenageou o sambista com um dos seus famosos “Doodles”, as ilustrações que celebram datas especiais na capa da ferramenta de busca. Dá pra conferir a imagem, com direito a um coração se quebrando no melhor estilo dor-de-cotovelo, acessando a página inicial do buscador ou este link.