Governo obtém aval para privatizar, e enfim poder aderir ao RRF

Tão logo iniciou o seu segundo semestre à frente do Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o esperado aval para privatizar CEEE, CRM e Sulgás. Os projetos para desestatizar as três companhias foram aprovados pela Assembleia Legislativa no início da noite desta terça-feira. 

Depois de um início de sessão um pouco tenso, não houve sustos na hora das votações. E, nas três, o governo viu aprovado o requerimento que dava preferência à votação dos projetos sem a necessidade de se analisar as 27 emendas apresentadas ao longo dos debates. Para oferecer CEEE e CRM ao mercado, foram 40 votos a favor e 14 contrários. Quanto à Sulgás, o placar foi 39 a 14.

A expectativa é que as privatizações das três estatais permitam ao Rio Grande do Sul aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) junto ao Governo Federal. A adesão significará um imediato fôlego financeiro, com a suspensão do pagamento da dívida com a União por três anos, prorrogáveis por mais três.

Atrasando salários desde 2015, o governo do Estado projeta arrecadar cerca de 3 bilhões de reais com a venda das três empresas. Este recurso, conforme Leite havia sinalizado na véspera, será para a quitação de dívidas com credores e fornecedores. Enquanto a base comemorou o que considerou um “dia histórico” para o RS, a oposição criticou o “cheque em branco” dado pela Assembleia ao governo.


Você também precisa saber

Desperdício – Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), 300 milhões de reais foram gastos com obras públicas que estão suspensas ou paralisadas no Rio Grande do Sul. São 261,5 milhões de reais investidos em obras municipais e 38,5 milhões de reais em obras estaduais. A informação consta em um relatório que identificou 89 obras que não avançaram – 75 delas com dinheiro dos municípios. Quem lidera este ranking de desperdício é Porto Alegre, com nove obras paralisadas.

Contas Públicas – A Câmara Municipal aprovou na segunda-feira, em primeiro turno, lei que implementa em Porto Alegre o orçamento impositivo. O texto obriga a Prefeitura a executar as emendas dos vereadores ao orçamento, até o limite de 0,65% da receita do município. O projeto, do vereador Cassio Trogildo (PTB), se estivesse valendo este ano, reservaria 1,025 milhão de reais para cada vereador destinar a obras e projetos do seu interesse. A tramitação do texto foi rápida e, curiosamente, não encontrou resistência da base do prefeito Marchezan (PSDB), apenas PT e PSOL votaram contra.

Energia – A próxima conta de luz virá com uma surpresa agradável aos consumidores da CEEE. Segundo apurou a jornalista Giane Guerra (texto com acesso restrito a assinantes), a empresa vai repassar aos clientes um crédito referente ao resultado positivo na comercialização da energia da usina de Itaipu. O desconto virá apenas para os consumidores que tiveram consumo médio mensal inferior a 350 kWh no ano passado, e deve variar de 0,01 real a 3,27 reais.

Outros links:

  • E segue a onda de desemprego na indústria: a metalúrgica Bringhenti, de Guaíba, fechou as portas.
  • Já a Sicredi anunciou que abrirá cinco novas agências este ano. A primeira abre esta semana na Avenida Juca Batista.
  • Porto Alegre fechou o mês com deflação nos preços de 0,16%, diz FGV.
  • Menos de um terço das casas noturnas da Capital está com alvará em dia.
  • Uma Havan em cada esquina: a empresa anuncia ontem que abrirá uma loja em Canela, ao lado do parque Mundo a Vapor.
  • A nova ponte do Guaíba deve mesmo ser batizada com o nome de Paixão Côrtes. O projeto que dá nome a travessia avançou ontem no Senado.
  • O site Sul21 grava hoje uma entrevista com Lula (PT). Será o primeiro veículo do RS a entrevistar o ex-presidente na prisão.

Esportes

No palco de sua pior derrota na história, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 2 a 0 e carimbou sua classificação para a decisão da Copa América. A final – a primeira com Tite no comando da Seleção – será no próximo domingo, no Maracanã. Do outro lado estará Chile ou Peru, países envolvidos em uma rivalidade extracampo e de mais de um século. O “clássico do Pacífico” será hoje, às 21h30, na Arena do Grêmio, no que será o último jogo da competição em Porto Alegre. 


Agenda

  • Mônica Salmaso apresenta novo disco ‘Caipira’ no Theatro São Pedro.
  • Paola Kirst e os músicos do Kiai Grupo abrem a temporada 2019 do Sarau Especial, no Teatro Dante Barone.
  • O espetáculo Só para mulheres – e homens também, dirigido por Carlota Albuquerque e Zé Adão Barbosa, volta ao palco do Ocidente.
  • Programe-se 1: Amanhã e sexta mais de 30 músicos fazem concertos no Unimúsica 2019, que será no Salão de Atos da UFRGS.
  • Programe-se 2: Vitor Ramil apresenta, de sexta a domingo no Theatro São Pedro, o Avenida Angélica, homenagem à poeta Angélica Freitas. 

Você viu?

O jornalista Juliano Rigatti, que atua na assessoria de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, lançou esta semana o site Sineiro. A página é um buscador de missas, permitindo ao internauta católico descobrir os horários das missas por data e por geolocalização. A página estreou reunindo os dados de todas as igrejas da Capital, mas a intenção é expandir o serviço, com o tempo, para todo o país.