Números do Idese, adeus ao aeromóvel e a greve das federais

Bom dia! Depois dos temporais de ontem, o Estado segue com o clima instável e chuva em todas as regiões. Em Porto Alegre, o dia fica ameno, e a máxima não passa dos 18ºC. Na edição desta quinta, os números do Idese, os desdobramentos da prisão do vereador Carús e a divulgação dos laudos do famoso caso da Noiva da Lagoa dos Barros.
Mas antes de começar, este Matinal faz uma saudação a um dos sítios mais icônicos da Capital: o Mercado Público, que hoje completa redondos 150 anos. Para quem quiser saber um pouco mais sobre a história, o presente e o futuro do prédio, recomendamos este especial publicado hoje no Correio do Povo. Boa leitura!


O que você precisa saber hoje

Carlos Barbosa segue em alta, Alvorada em baixa – Foram divulgados ontem os números do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul referentes ao ano de 2016. De acordo com a Secretaria Estadual do Planejamento, o Estado registrou uma leve melhora no indicador, que reúne dados sobre saúde, renda e educação, passando de 0,751 em 2015 para 0,754 em 2016. Das três áreas, o melhor desempenho do RS está na área de saúde, que registrou 0,819 ponto (era 0,817 em 2015). A pesquisa apontou ligeira melhora na educação (de 0,698 para 0,710) e queda na renda (de 0,739 para 0,732), refletindo a crise econômica. O recorte por municípios mostrou que Carlos Barbosa (0,884 pontos) segue tendo o melhor Idese do Estado, seguido por Aratiba, Nova Araçá, Água Santa e Veranópolis. Já o pior desempenho foi registrado mais uma vez em Alvorada (0,572).

O adeus (e o recomeço?) do Aeromóvel no Centro – Um cenário do Centro de Porto Alegre foi alterado ontem. Depois de 37 anos, o aeromóvel, que estava ali perto da Câmara havia 37 anos, foi retirado. A composição, que serviria como modelo eficiente e não poluente de transporte público, irá virar peça de museu, na fábrica da Coester, em São Leopoldo. Não que seja o fim definitivo do aeromóvel na região. A criação de uma linha aproveitando o potencial turístico da Orla está sendo discutida. Criador do aeromóvel, Oskar Coester suspirou ao ver a cena: “É o sistema de transporte do futuro, mas ainda vai levar tempo”.

O dia seguinte à prisão de vereador na Câmara – Um dia depois de ser preso devido à suspeita de extorquir servidores, o vereador André Carús (MDB) se licenciou por tempo indeterminado da Câmara Municipal. Em seu lugar, assumiu o vereador suplente Delegado Cleiton (PDT). Na dança das cadeiras, o MDB e o PDT passam a ter, cada um, quatro assentos no plenário. Em razão do caso, a presidente da Casa, Mônica Leal (PP) anunciou uma sindicância para apurar as licenças-saúde tiradas por assessores de Carús.

Universidades em greve – A paralisação foi parcial no primeiro dos dois dias de greve nas universidades federais. Estudantes, professores e servidores cruzaram os braços em diversas unidades da UFRGS, como as faculdades de Educação, Arquitetura e Bilbioteconomia e Comunicação. Para marcar a data, uma exposição foi montada no Largo Glênio Peres, com o objetivo de mostrar para a população a produção científica da instituição. No interior, diversos serviços não funcionaram na UFSM, UFPel, Unipampa e FURG. A exceção foi a UFCSPA, que funcionou normalmente para a realização do congresso anual da universidade. Para amanhã está marcada uma passeata em Porto Alegre, com saída às 17h da Faculdade de Educação.

Novo pacote do funcionalismo – O governador Eduardo Leite (PSDB) prometeu apresentar ainda este mês uma série de projetos de lei para promover alterações na carreira dos servidores públicos. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, ele afirmou que as propostas serão apresentadas com antecedência para os deputados da base aliada e também para os servidores. “Essa não é uma reforma para tirar direitos dos servidores. É para modernizar a legislação”, afirmou no programa.

Outros links:

  • A CPI que irá investigar a gestão de Marchezan (PSDB) abre hoje na Câmara Municipal.
  • Uma das cidades mais atingidas pelo granizo ontem foi Arroio Grande. Com 120 casas destalhadas. o município decretou situação de emergência.
  • A construção do último vão da Ponte do Guaíba deve atrasar pelo menos 30 dias (🔒).
  • A companhia aérea argentina Flybondi mapeou 17 rotas no Brasil que deseja explorar: entre elas está um voo Buenos Aires-Porto Alegre.
  • Cezar Schirmer (MDB), ex-secretário de segurança pública, terá cargo no governo federal. Vai assumir a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cidadania, pasta comandada por Osmar Terra (MDB).
  • O STJ determinou a prisão de Ricardo Neis, que em 2011 atropelou um grupo de ciclistas na Cidade Baixa.

Esportes

Na insistência, o Grêmio buscou no fim um empate que pareceu improvável em um jogo complicado contra o Flamengo, na Arena. Enquanto a equipe carioca chegou a ter três gols anulados pelo VAR, Pepê buscou a igualdade nos minutos finais, e o placar terminou em 1 a 1. O jogo de volta para definir o finalista brasileiro da Libertadores será em três semanas, no Maracanã.

Focado apenas no Brasileirão, o Inter teve um problema a mais ontem: Rafael Sobis sentiu lesão e será desfalque por pelo menos três semanas. Contra o Cruzeiro, porém, D’Alessandro deverá estar de volta.


Agenda

  • Entra em cartaz nesta quinta o filme Coringa, com Joaquin Phoenix.
  • O cineasta Otto Guerra e o cartunista Adão Iturrusgarai montaram o Festival Ottorrusgarai, que começa hoje. Tem oficinas e bate-papo com os artistas, além de muita festa. O evento vai até sábado no Linha.
  • De hoje até o dia 23, a mostra Horizontes do Filme Ensaio apresenta uma programação com filmes, debates e um painel em torno do ensaio fílmico no Capitólio.
  • Daniel Jobim faz hoje o show 25 anos sem Tom, com um repertório totalmente dedicado ao avô, no Theatro são Pedro.
  • O espetáculo F.R.A.M.E.S, que teve sessões lotadas em agosto em Porto Alegre e foi sucesso de crítica, faz nova temporada na Galeria La Photo.
  • O flautista Lucian Krolow toca hoje com o Mathias 7 Cordas no Café Fon Fon. O evento é promovido pela Oficina de Choro, que sábado faz um ensaio aberto ao público na sua sede.

Você viu?

Um crime ocorrido há 79 anos virou notícia esta semana no Rio Grande do Sul. Técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) apresentaram os laudos daquele que ficou conhecido o caso da Noiva da Lagoa dos Barros. Em 18 de agosto de 1940, a jovem Maria Luiza Häussler, 16 anos, desapareceu após o tradicional baile da Sociedade Germânia. Dias depois seu corpo foi encontrado na Lagoa dos Barros, entre Osório e Santo Antônio da Patrulha. O namorado, Heinz Werner Schmeling, acabou condenado pelo crime, mas até hoje a investigação é cercada de mistérios e curiosidades – ele, por exemplo, afirma que a jovem teria tentado matá-lo e depois cometeu suicídio. Nos laudos, inclusive, tem uma foto da bala retirada do corpo do rapaz. O crime acabou até se tornando uma lenda urbana: há quem diga que o espírito da jovem pode ser visto, vestido de branco, caminhando às margens da lagoa.