Roger Lerina: Recomendações da semana

Foto: Vinicius Zurawsky/Divulgação

Podcast

POD4 | Daniel Colin, Natasha Villar e Juliano Barreto

Apresentado pelo diretor de teatro bissexual Daniel Colin, pela atriz e bailarina lésbica Natasha Villar e pelo cantor gay Juliano Barreto, o podcast POD4, que discute direitos LGBTQI+, foi lançado no dia 11 de fevereiro e sempre receberá um convidado especial. Nesta semana, o programa convidou a cantora, atriz e ativista Valéria Barcellos para falar sobre visibilidade trans.

Os episódios inéditos do POD4 sempre estarão disponíveis nas terças e podem ser ouvidos nas principais plataformas de streaming e no YouTube. Na pauta, temas como questões de gênero, direitos LGBTQI+, religião, saúde, assédio e relacionamento aberto, entre outros.

Ouça podcast POD4 no Spotify ou no YouTube.

Cinema

Três Verões | Sandra Kogut

Foto: Sinny Assessoria/Divulgação

Três Verões, novo filme da diretora Sandra Kogut (Mutum Campo Grande), com estreia em circuito comercial em 19 de março, em mais de cem salas, depois de ser exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Por meio do olhar de Madá (Regina Casé), uma caseira em um condomínio de luxo à beira-mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país. Três Verões se passa ao longo de três anos consecutivos – 2015, 2016 e 2017 –, sempre na última semana do ano, entre o Natal e Ano-Novo, na luxuosa casa de veraneio da família. O personagem de Madá está entre dois mundos: ela é dona da casa sem ser – Madá manda nos empregados, mas é também submissa aos patrões.

O longa teve estreia mundial no Festival de Toronto e foi exibido pela primeira vez no Brasil na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Três Verões nasceu do desejo da diretora Sandra Kogut de falar sobre o que vem acontecendo no Brasil nestes últimos anos por meio de personagens que estão geralmente em um canto do quadro – ou fora da tela. Os figurantes, os invisíveis. O que acontece com aqueles que orbitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida destes desmorona? De que maneira eles sofrem as consequências?

Assista ao trailer de Três Verões no YouTube.

Música

A Proposta | Liah Soares com Zeca Baleiro

Foto: Fauzi Musa/Divulgação

A cantora e compositora Liah Soares lançou nas plataformas digitais A Proposta, em dueto com Zeca Baleiro. O single fará parte do quinto álbum de inéditas da intérprete, previsto para o segundo semestre, após o lançamento mensal de novas canções.

Os artistas se conheceram nos bastidores de um show do maranhense Zeca em 2019, quando a paraense Liah começava a pré-produção de seu novo álbum autoral. Depois desse encontro e de muita troca de ideias, nasceu uma parceria para o álbum, que terá a produção artística assinada por Baleiro.

“A Liah é danada, ela mesma tinha tocado e gravado as bases num estúdio na casa dela, com violões, guitarras, percussões, baixo. Só regravamos alguns instrumentos num estúdio mais profissional e chamamos alguns músicos para pequenas participações. É um disco de canções e a ideia é mostrá-las mais cruas, sem tanta produção”, comenta Zeca.

Assista ao clipe de A Proposta no YouTube.

Este texto faz parte da edição 14 da revista Parêntese, publicada em 29 de fevereiro de 2020.

A revista digital Parêntese é enviada todos os sábados aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. 

Para receber a próxima edição, assine o Matinal. Assim você apoia o jornalismo de Porto Alegre e receba todos os nossos produtos.

Receba as newsletters do Matinal! De segunda a sexta, trazemos as principais notícias de Porto Alegre e RS. Na quinta, enviamos uma agenda cultural completa por Roger Lerina. No sábado sai a Parêntese, com reportagens, entrevistas e análises exclusivas.