Roger Lerina: Recomendações da semana

Este conteúdo está aberto temporariamente. Para receber a newsletter semanal e garantir seu acesso a todo nosso material exclusivo, torne-se assinante Premium.

MÚSICA

Royals | Badi Assad

Badi Assad. Foto: Edu Pimenta

Depois do livro Volta ao Mundo em 80 Artistas, primeiro escrito por Badi Assad – e que deu origem à atual turnê da artista –, a cantora, compositora e violonista vai lançar neste ano o disco digital homônimo que completará o trio “livro-show-álbum”. Antecipando o álbum, Badi acaba de lançar o segundo single do próximo trabalho: uma nova releitura de Royals, hit planetário da jovem cantora e compositora neozelandesa Lorde.

Em seu primeiro e estrondoso sucesso Royals, ela critica a sociedade fútil, o olhar raso, a superficialidade de corações avultados pelo dinheiro e sucesso exterior. Em meu álbum Singular, gravei Royals pela primeira vez, com direito a imaginá-la trazendo sua música para um olodum animado, com nuances festivas da percuterista Simone Sou. Agora, novamente, rendo-me acusticamente. Eu e violão. Todavia, trazendo para minha voz a liberdade de viver minha própria fantasia conta Badi.

O disco Volta ao Mundo em 80 Artistas trará algumas canções simbólicas apresentadas no show ou mencionadas no livro. Todas as faixas foram gravadas por Badi no formato solo, de voz e violão.  

Ouça Royals aqui. (Roger Lerina)

 

LITERATURA

13ª FestiPoa Literária

Mateus Aleluia -Foto: Paola Alfamor/Divulgação

13ª edição da FestiPoa Literária vai rolar de 13 a 17 de maio e terá como escritores homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz. Nas noites de 16 e 17 abril, no Teatro do Sesc, o público conhecerá a programação completa da festa literária. 

Neste ano, a novidade é a escolha de dois homenageados, que participarão da abertura do evento no dia 13 de maio. Com duração prevista de cinco dias, a programação artística da festa terá debates, leituras, lançamentos, saraus, oficinas e shows. 

O compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia – que se apresentou pela primeira vez em Porto Alegre para um público que lotou o bar Agulha na edição de 2019 da FestiPoa – volta à cidade nos dias 16 e 17 de abril com o mix de show e palestra O Canto dos Recuados, cujo enredo tem como foco a mestiçagem artística cultural brasileira, ressaltando como o fio condutor desse processo a cultura e história da África. As narrativas de Aleluia sobre a história do continente africano serão intercaladas por apresentações musicais e exibição de trechos de documentários sobre a temática. (Roger Lerina)

 

ARTES VISUAIS

Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho

Carlos Asp – serigrafia

O tradicional Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho abre sua 25ª edição com artistas representativos do cenário brasileiro, como Maria Tomaselli, Britto Velho, Zoravia Bettiol, Edgar Vasques, Jaca e Luiz Gonzaga, ao lado de nomes da nova geração, como Antonio Vasques, Alexandre Moreira, Luiza Reginatto e Sara Winckelmann. Trata-se de um sistema de venda contínua de gravuras a preços promocionais, com o objetivo de difundir a técnica, estimular e tornar acessível a aquisição de obras de arte originais pelo público – além de viabilizar as atividades e manutenções do Museu do Trabalho, um espaço independente que não recebe verbas públicas.

O Consórcio de Gravuras ocorre de março a dezembro, sendo que a primeira gravura é entregue no final do mês de março. O associado pode optar entre quatro modalidades.

Localizado na Rua da Praia, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Museu do Trabalho é um local tradicional que fomenta a produção artística, com exposições e oficinas de diversas técnicas como xilogravura, litografia, gravura em metal e escultura, além de práticas na área de artes cênicas. Inscrições no site do museu. (Roger Lerina)


Roger Lerina é considerado um dos principais jornalistas culturais do Brasil. É editor do site que leva sua marca, apresentador da coluna semanal de cultura Dicas de Quinta na Rádio União FM, do podcast Cinema Falado na rádio Mínima, escreve uma coluna mensal no caderno Stilo do jornal NH e é repórter correspondente e comentarista de cinema do Canal Brasil (Globosat). Atua também como crítico de cinema, roteirista de eventos e projetos audiovisuais, curador de festivais de música e cinema, mestre de cerimônias em eventos e DJ nas (pouquíssimas) horas vagas, além de participar de júris em editais e premiações da área cultural. É autor de três livros e tem artigos publicados em diversas revistas e coletâneas sobre cinema.

Este texto faz parte da edição 14 da revista Parêntese, publicada em 29 de fevereiro de 2020.

A revista digital Parêntese é enviada todos os sábados aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. 

Para receber a próxima edição, assine o Matinal. Assim você apoia o jornalismo de Porto Alegre e receba todos os nossos produtos.

Receba as newsletters do Matinal! De segunda a sexta, trazemos as principais notícias de Porto Alegre e RS. Na quinta, enviamos uma agenda cultural completa por Roger Lerina. No sábado sai a Parêntese, com reportagens, entrevistas e análises exclusivas.