Roger Lerina: Recomendações da Semana

Foto: Ding Musa/Divulgação

ARTES VISUAIS

Sandra Cinto: Das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu | Sandra Cinto

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição Sandra Cinto: Das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu teve que ser encerrada no Itaú Cultural por conta do recolhimento provocado pela pandemia do Covid-19. A boa notícia é que a mostra, que ocupava três andares da sede em São Paulo, poderá ser visitada a partir de 6 de abril no site da instituição. A retrospectiva da obra da artista visual Sandra Cinto foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da montagem.

Em aproximadamente cinco minutos de vídeo, o público virtual é conduzido pelos três pisos do espaço expositivo, podendo escolher para qual eixo da mostra pretende olhar – enquanto a própria artista comenta o processo de construção da curadoria e a seleção que faz uma panorâmica de 30 anos de sua produção. Em diálogo com sua produção, Sandra coloca uma reflexão provocativa: “Propor hoje um trabalho que precisa de tempo é nadar contra a corrente dessa loucura que virou a vida cotidiana em que tudo é para ontem. Tempo é uma das coisas mais preciosas que temos, e o que nós fazemos com o que nós temos de mais precioso?”

DISCO

From This Place | Pat Metheny

Foto: Reprodução

A convite do jornalista, jazzófilo e amigo Márcio Pinheiro, recomendei esse álbum para um levantamento que ele organizou com os melhores discos de jazz para se escutar nestes tempos de isolamento social, segundo a opinião de 50 jornalistas, músicos e amantes do gênero. A lista resultante é preciosa, e foi publicada pelo Márcio em seu site AmaJazz. Reproduzo cá embaixo para os leitores da Parêntese a minha escolha.

O jazz está em constante evolução e mesmo os medalhões podem nos surpreender com novidades. É o caso de Pat Metheny em From This Place: com diversos álbuns antológicos em sua carreira, o veterano guitarrista norte-americano lançou mais uma obra-prima no final de fevereiro, reunindo 10 excelentes temas inéditos próprios. Acompanhado do baterista Antonio Sanchez – parceiro de longa data do músico –, da baixista Linda May Han Oh e do pianista Gwilym Simcock, Metheny apresenta os vários caminhos de sua música com um renovado e contagiante vigor. Mesmo quando a orquestra Hollywood Studio Symphony e a cantora Meshell Ndegeocello acalmam o ritmo na faixa-título, esse novo flerte de Metheny com a canção não cede aos apelos banais do formato e mantém a elegância, a precisão e a riqueza musicais características de toda a sua obra. Seis anos depois do disco anterior de Pat Metheny, From This Place é mais um trabalho de um artista que, aos 65 anos, sabe muito bem o seu lugar – e é ideal para ser apreciado em qualquer local que você esteja.

Escute o disco no Spotify.

LIVRO

Contágio Social: Coronavírus e a Luta de Classes Microbiológica na China | Coletivo Chuang

Foto: Divulgação

Olha só que bacana: a editora Veneta está disponibilizando um e-book gratuito sobre a crise do coronavírus. O que podemos aprender com a China no caso do Covi-19? Em Contágio Social: Coronavírus e a Luta de Classes Microbiológica na China, o coletivo comunista chinês Chuang apresenta uma lúcida análise sobre os impactos da atual pandemia baseada em dados econômicos, nos mais recentes estudos sobre epidemias, em uma visão acurada do capitalismo de hoje e no conhecimento das complexidades da China atual. Formado por pensadores/ativistas anônimos – alguns vivendo dentro da China, outros exilados –, o Chuang junta conhecimento teórico com experiência nas ruas de seu país.

O lançamento da coleção Baderna está disponível nos formatos e-book e PDF. Acesse o livro no site da editora.

Este texto faz parte da edição 14 da revista Parêntese, publicada em 29 de fevereiro de 2020.

A revista digital Parêntese é enviada todos os sábados aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. 

Para receber a próxima edição, assine o Matinal. Assim você apoia o jornalismo de Porto Alegre e receba todos os nossos produtos.

Receba as newsletters do Matinal! De segunda a sexta, trazemos as principais notícias de Porto Alegre e RS. Na quinta, enviamos uma agenda cultural completa por Roger Lerina. No sábado sai a Parêntese, com reportagens, entrevistas e análises exclusivas.