Roger Lerina: recomendações da semana

Ilustração: Gonza Rodríguez/Divulgação

LIVRO


Democracia Fútbol Club | Roberto Jardim

O livro Democracia Fútbol Club: O jogo de bola além das quatro linhas, de Roberto Jardim, está de volta. Agora, como parte da coleção Campo de Jogo, da recém-lançada editora do portal Ludopédio. A obra, que traça o perfil de 11 jogadores e um técnico de futebol politicamente engajados, está em pré-venda na loja do site especializado em textos sobre o futebol.

O título conta o projeto gráfico do coletivo oitentaedois, de São Paulo, e com ilustrações do argentino Gonza Rodríguez. O livro tem prefácio do jornalista Juca Kfouri – e, nessa nova edição, vem com um texto de apresentação do cronista Luis Fernando Verissimo.

Jardim escalou um time de craques engajados: os brasileiros Afonsinho, Reinaldo e Sócrates, argentinos, chilenos e uruguaios como Carlos Caszely e Obdulio Varela, os franceses Lilian Thuram e Éric Cantona e o atacante argelino Rachid Mekhloufi.

CINEMA


Respect: A História de Aretha Franklin | Liesl Tommy

Foto: Universal Pictures/Divulgação

Foi divulgado no final desta semana o primeiro trailer e o cartaz do filme Respect: A História de Aretha Franklin, que traz a oscarizada atriz Jennifer Hudson no papel principal. A produção aborda a jornada da cantora e compositora Aretha Franklin (1942 – 2018) em meio ao turbulento cenário social e político dos Estados Unidos na década de 1960.

Escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy, o longa acompanha a ascensão da carreira da maravilhosa intérprete – desde criança, quando cantava no coro da igreja até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres. Uma trajetória que rendeu a Aretha oito prêmios Grammy e o título de primeira mulher a entrar no Rock and Roll Hall of Fame.

Além de Respect, outras canções de sucesso estarão presentes na trilha, como (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, Do Right Woman, Do Right Man e Think. No elenco, além de Hudson, estão Forest Whitaker, Audra McDonald e Marlon Wayans. O filme chega aos cinemas brasileiros em 11 de fevereiro de 2021.

Confira o trailer de Respect: A História de Aretha Franklin aqui.

ARTES VISUAIS

Plano de Voo | Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves

“Plano de Voo”. Arte: Bebeto Alves e Antônio Augusto Bueno/Divulgação

Plano de Voo é a nova parceria a quatro mãos de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves. Um trabalho que, devido aos cuidados que estamos precisando ter frente à pandemia de Covid-19, surge no trânsito entre duas outras produções anteriores: o Voo da Pedra, realizado durante todo o ano passado, e o Linha de Voo, que já estava sendo elaborado – mas, em função do isolamento social, ficou temporariamente suspenso.

O resultado gerou uma exposição virtual, com curadoria de José Francisco Alves, que terá sua inauguração virtual neste sábado (4/7), às 20h, neste site.

Assim como em Voo da Pedra, que ocupou quatro espaços expositivos de Porto Alegre, com Plano de Voo os dois artistas transitam entre diferentes linguagens das artes visuais para apresentar uma proposta híbrida. Um trabalho gráfico que tem como ícone a figura de um pássaro e sugere uma narrativa visual, aproximando e mesclando fotografia e desenho em um mesmo suporte.

Este texto faz parte da edição 14 da revista Parêntese, publicada em 29 de fevereiro de 2020.

A revista digital Parêntese é enviada todos os sábados aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. 

Para receber a próxima edição, assine o Matinal. Assim você apoia o jornalismo de Porto Alegre e receba todos os nossos produtos.

Receba as newsletters do Matinal! De segunda a sexta, trazemos as principais notícias de Porto Alegre e RS. Na quinta, enviamos uma agenda cultural completa por Roger Lerina. No sábado sai a Parêntese, com reportagens, entrevistas e análises exclusivas.