Setor serviços em crise, sarampo no RS e as creches irregulares da Capital

O que você precisa saber hoje

Setor de serviços patina – O setor de serviços no Rio Grande do Sul registrou uma leve reação no mês julho, mas não o suficiente para que os técnicos do IBGE afirmem que é o início de uma reação. O volume de serviços prestados no Estado teve um leve aumento de 0,6% em julho na comparação com junho, mas abaixo da média nacional, que foi de 0,8%. Em comparação com outros períodos, o desempenho do setor é pior: a queda foi de 3% em relação a julho de 2018 e está negativa em 1,7% no acumulado do semestre. As informações constam na Pesquisa Mensal de Serviços, publicada ontem pelo IBGE.

Sarampo volta ao RS – Foram confirmados ontem sete casos de sarampo no Rio Grande do Sul, seis deles em Porto Alegre e outro em Dois Irmãos. Todos, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), são importados – de pessoas que estiveram na Europa e em São Paulo dias antes dos primeiros sintomas. A SES informou que realizou bloqueio, com vacinação e acompanhamento, de mais de 150 pessoas que tiveram contato com os infectados. Atualmente, o Brasil tem confirmados cerca de 2,7 mil casos de sarampo, 98% deles em São Paulo.

Duas de cada três creches da Capital estão irregulares – Apenas 114 escolas de educação infantil privadas de Porto Alegre – de um total de 328 – estão credenciadas junto à Secretaria Municipal da Educação (Smed). E o problema ganha gravidade porque o órgão da prefeitura não tem como simplesmente fechar uma creche ilegal, apenas denunciar ao Ministério Público, que aciona a Justiça sobre a situação. Para o Conselho Municipal da Educação, as creches irregulares são fomentadas a partir da falta de vagas no sistema regular de Porto Alegre. Pais: a lista de escolas credenciadas está disponível neste link.

Justiça barra censura à exposição – Decisão liminar da 3ª Vara da Fazenda Pública em Porto Alegre determinou que as charges da mostra Independência em Risco, expostas na Câmara Municipal e retiradas um dia depois por ordem da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal (PP), sejam “liberadas imediatamente” e “recolocadas prontamente” no mesmo espaço por 12 dias, período originalmente solicitado. O juiz Cristiano Vilhalba Flores embasou a sua decisão na garantia constitucional da liberdade de expressão. Mônica recebeu a peça judicial à tarde. Ela disse que mantém a opinião quanto ao que considera ofensivo. Porém, não irá recorrer, e o trabalho dos cartunistas volta a ser exposto na segunda-feira.

Cidade para as pessoas – Segundo o jornal Metro, a Prefeitura já definiu qual será a próxima Rua Completa de Porto Alegre. O conceito, que designa vias públicas que valorizam a permanência de pessoas e priorizam o transporte coletivo e de bicicleta, será aplicado também na Avenida Presidente Roosevelt, que corta os bairros Navegantes e São Geraldo, no 4º Distrito. A Presidente Roosevelt é bem maior que a João Alfredo, que foi a primeira rua a ser revitalizada: são 14 quadras e 1,6 quilômetro de extensão. Os comerciantes da reunião mostraram preocupação com a redução de vagas para estacionamento na região.

Outros links:

  • O governo começa a liberar hoje o saque de 500 reais das contas do FGTS. Mas atenção: estão rolando tentativas de fraude por SMS, Whatsapp e e-mail. Saiba como se proteger.
  • O Big está reinaugurando mercados que haviam virado Walmart. Em Esteio, teve filas atrás de produtos com desconto. E rolou boato também que Anitta ia fazer show no Big em Porto Alegre. Era mentira.
  • Os 850 trabalhadores da Pirelli fecharam acordo de demissão com a empresa, que irá transferir a produção de Gravataí para São Paulo (🔒).
  • E tem mais uma empresa fechando as portas em Gravataí: a Amvian. 240 pessoas serão demitidas (🔒).
  • Dos 140 postos de saúde de Porto Alegre, 33 estão sem a vacina pentavalente. Moradores de outras cidades estão vindo à Capital em busca de doses, devido à falta na rede pública.
  • É grande a procura pelo primeiro ambulatório específico para pessoas trans da Capital: em média são atendidas 16 pessoas por dia.
  • O número de homicídios no RS registrou uma nova queda em agosto, assim como os outros indicadores criminais, de acordo com a SSP.
  • O Banrisul está selecionando estagiários. São 115 vagas.

Esportes

O dia seguinte à derrota no primeiro jogo da final da Copa do Brasil foi complicado para os sócios colorados. Por causa da alta demanda para o check-in no Beira-Rio, o site ficou instável e posteriormente a etapa, necessária para a entrada no estádio, suspensa. O serviço será reaberto agora pela manhã. Caso sobrem lugares, os ingressos para a decisão serão vendidos a partir de amanhã.

Antes da final, porém, o Inter volta a campo neste fim de semana. Em Belo Horizonte, a equipe colorada enfrenta o Atlético-MG, às 11h de domingo. E pela mesma competição, o Grêmio enfrenta o Goiás, na Arena. Em campo, deverá estar Diego Tardelli, que, agora em boa fase, fala em fazer história no clube, especialmente após ter recusado proposta para voltar à China no meio do ano.


Agenda

Para começar, vamos fazer nossas recomendações para um dos principais eventos culturais da Capital, o Porto Alegre em Cena, que vai até o dia 22: sexta tem a montagem Outros, dirigida por Marcio Abreu, no Theatro São Pedro. No sábado e no domingo, o espetáculo A Ira de Narciso, na PUCRS. E também no sábado e no domingo, no Teatro do Sesi, tem a premiada peça PI Panorâmica Insana – com Cláudia Abreu e Leandra Leal no elenco. Mas tem muita coisa boa, vale conferir a programação completa neste link.
Para além do festival, ainda temos:

  • Já que é sexta-feira, 13, que tal visitar túmulos, lápides e mausoléus nos cemitérios da Capital? Então troque o medo pela lanterna e se apresse, porque há poucos ingressos. Será uma jornada cultural única.
  • A Maria Gadú comemora 20 anos de carreira – sim! – no Opinião.
  • Além dela, tem também Gabriel O Pensador no Pepsi On Stage.
  • Aliás, no POA em Cena começam hoje as Sessões Malditas, com obras apresentadas gratuitamente à meia-noite. Na pauta, diversidade, representatividade e bom humor.
  • Sábado tem mais um Noites na Cinemateca. A temática é cinema e dança, com documentários e um filme surpresa – uma produção internacionalmente cultuada, lançada há 30 anos. Qual será? 🤔
  • A Imperadores do Samba vai tremer amanhã, com um encontro dos tambores do Maracatu Truvão e a Turucutá.
  • A cantora e compositora baiana Lívia Nery estará sábado no Agulha. Apresenta seu álbum de estreia, Estranha Melodia, que é ótimo. Ouça.
  • E a criançada a fim de fazer uma Desenhança no sábado, vai pro Ling.
  • No Espaço 373, a Camarata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentam o lindo show Carmen e os Violões, com dança flamenca e vários clássicos da MPB tocados por um grupo de violonistas fora de série.
  • A banda Melim volta a Porto Alegre para tocar no Araújo Vianna.
  • E já que, no meio de tanta chuva, o domingo será de sol, vá ao Brique. 😉

Você viu?

Uma reportagem veiculada esta semana no Jornal do Almoço, da RBS TV, narrou a história do maior crowdfunding da história do Brasil: o Tormenta 20. O projeto de um grupo de porto-alegrenses era arrecadar 80 mil reais para lançar uma edição comemorativa aos 20 anos de criação do Role Playing Game (RPG) Tormenta. Mas a vaquinha virtual extrapolou a previsão inicial e acabou arrecadando 1,918 milhão de reais. Com esta “graninha” extra, uma série de produtos vão ser desenvolvidos para premiar os apoiadores e um filme de curta-metragem, baseado no universo do jogo, será produzido.