Susana Vernieri: Uma breve história romântica

A festa de São João do meu colégio era esperada o ano inteiro. Acontecia no pátio grande. As famílias reuniam-se para abastecer as barraquinhas. Cachorro-quente, pipoca, quentão, guaraná, amendoim. Uma vez mandei um telegrama pro Pedro.

– Me encontre embaixo da escada do pátio de areia, quero um beijo.  

Ousada, do alto dos meus dez anos, queria compromisso de namoro selado com uma aliança carnal. Desci as escadas e fiquei esperando meu príncipe. Ele compareceu logo em seguida. Queria confirmar o casório. Levei um beijinho de selo e só não fomos mais além porque, a infância prevaleceu com sua invejável ingenuidade. 

No outro ano, desfeito já o namoro, entre correrias de pega-ladrão e sentenças que levavam os desavisados a passarem 15 minutos na cadeia improvisada num canto do pátio grande, mandei prender o Pedro. Estava desacorçoada com o fim do romance. Ele tinha se engraçado pela Valéria, a Santa Clara angelical da peça que encenávamos sobre a vida de São Francisco de Assis. Prendi o guri não como vingança para a minha desdita, mas como modo de marcar, entre frágeis grades, a dor de meu amor perdido. 


Susana Vernieri é jornalista e fez mestrado e doutorado em Literatura Brasileira, sempre na UFRGS. Publicou, entre outros livros, um ensaio sobre João Cabral de Melo Neto, premiado pela prefeitura do Recife, a novela O caminho de Telêmaco e As grades do céu, contos, prêmio Açorianos em 2009, um pungente livro que se baseia na experiência real da autora com internações por bipolaridade. Agora vai lançar novo livro, O boxeador e outras crônicas, contendo o texto aqui publicado e outros, mais dois roteiros inéditos. A edição é independente, e o livro vai estar disponível na Bamboletras, Taverna, Livraria Londres e na Piperita Sabores Selecionados a partir do dia 27 de maio. Preço de capa é R$ 35,00. (120 páginas – 2020)

Este texto faz parte da edição 14 da revista Parêntese, publicada em 29 de fevereiro de 2020.

A revista digital Parêntese é enviada todos os sábados aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. 

Para receber a próxima edição, assine o Matinal. Assim você apoia o jornalismo de Porto Alegre e receba todos os nossos produtos.

Receba as newsletters do Matinal! De segunda a sexta, trazemos as principais notícias de Porto Alegre e RS. Na quinta, enviamos uma agenda cultural completa por Roger Lerina. No sábado sai a Parêntese, com reportagens, entrevistas e análises exclusivas.